Especialidades


Anterior
Próximo

Ortodontia e Ortopedia Facial


A Ortodontia e Ortopedia Facial  são as especialidades relacionadas ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da mordida, ou seja, disfunções dento-faciais.

A Ortodontia pode ser dividida em Ortodontia Fixa Tradicional, com braquetes e bandas coladas aos dentes, sendo estes estéticos (porcelana, safira) ou não (no caso dos aparelhos metálicos), Ortodontial Lingual (quando o aparelho é todo fixado atrás dos dentes sendo mais estético) e Ortodontia Removível quando os aparelhos podem ser removíveis pelo próprio paciente. Os Aparelhos Estéticos Removíveis são conhecidos como Alinhadores Transparentes, na clínica trabalhamos com os sistemas: *Invisalign, *Essix Clear Aligner e  *OrthoAligner.

A maioria das pessoas imaginam que a correção de dentes deve ser feita na adolescência, porém, o melhor é que uma primeira avaliação seja feita nos dentes de leite por volta dos 4 e 5 anos, neste primeiro momento podemos já intervir quando há uma necessidade de melhorar a posição óssea que ainda está em crescimento favorecendo os resultados e condicinando esse osso a melhor se posicionar e consequentemente assim melhorar a posição e alinhamento dos dentes.

A Ortopedia Facial é a especialidade que trata dessas desordens ósseas de crescimento, através de determinados tipos de tratamentos com aparelhos específicos podemos aumentar o crescimento ósseo, modular e redirecionar esse crescimento previnindo futuras má oclusões assim como melhorando a funcionalidade e a estética principalmente facial do paciente.

Na Clínica LeVie temos uma Especialista em Odontopediatria para avaliar e direcionar para um de nossos  Ortodontistas. Cuidando desde cedo, previnem-se diversos problemas, como tratamentos longos, extração de dentes, doenças periodontais e cirurgias corretivas no futuro.

São sinais da necessidade de tratamento ortodôntico:

• Dentes não alinhados;
• Dente de leite retido, isto é, não cai e o permanente não nasce;
• Ausência de algum dente;
• Dentes que nascem no lugar errado: no céu da boca, ao lado da língua, girados, encavalados;
• Mordida aberta: a criança fecha a boca e os dentes da frente não se tocam (normalmente devido ao uso prolongado de chupeta ou ao hábito de chupar o dedo);
• Mordida cruzada: os dentes de cima ficam para dentro dos de baixo ao fechar a boca;
• Dificuldades na deglutição: a criança faz careta, gestos ou contrai a boca para engolir;
• Alterações ósseas: queixo muito para frente ou para trás;
• Respiração pela boca: muitas vezes decorrente do hábito de chupar o dedão;

Dúvidas Frequentes

1. O que é tratamento ortodôntico?

É um tratamento que tem como objetivo corrigir o mau posicionamento dentário e/ou estruturas ósseas, trazendo um perfeito equilíbrio dento-facial ao paciente. A escolha do aparelho a ser utilizado (fixo ou removível), dependerá do tipo de problema a ser corrigido.

2. Quando procurar um ortodontista?

Não existe idade mínima, mas recomenda-se que as crianças sejam levadas para a consulta inicial com o ortodontista a partir do início da dentição de leite, por indicação de outro profissional ou por dúvida dos pais.

3. Existe limite de idade para utilizar o aparelho ortodôntico?

Não, desde que haja avaliação de um ortodontista. Além de corrigir a posição dos dentes, este auxiliará outras especialidades na obtenção de bons resultados.

4. Quais são os tipos de tratamento ortodôntico?

Os tratamentos ortodônticos podem ser divididos em:

Preventivo: Tem por finalidade evitar a instalação de má-oclusões, por exemplo, removendo hábitos como sucção de dedo ou colocação anormal da língua entre os dentes.

Interceptativo: Visa a correção de má-oclusões mais simples, evitando o aparecimento de problemas mais acentuados.

Corretivo: Tem o objetivo de tratar má-oclusões já instaladas, geralmente, mais graves, utilizando aparelhos mais complexos.

Pré-protético: Tem por finalidade a movimentação de alguns dentes para possibilitar a confecção de próteses, implante, etc.

Orto-cirúrgico: Corrige problemas mais severos de má-oclusão, associando Ortodontia à Cirurgia nos ossos da face.

5. Como manter o resultado do tratamento?

Deve-se utilizar as contenções conforme a orientação do ortodontista.

Contenções: Removíveis ou fixas, são aparelhos passivos que visam manter o resultado do tratamento, evitando que os dentes saiam da posição correta.

6. O que é necessário para iniciarmos o tratamento ortodôntico?

São solicitados exames auxiliares como a documentação ortodôntica (radiografias, fotografias e modelos) para o profissional ter condições de realizar um correto diagnóstico e plano de tratamento.

7. Qual a duração de um tratamento ortodôntico?

O tratamento depende da severidade do problema, da idade, da resposta biológica do paciente e de sua colaboração.

8. Por que procurar um especialista?

O especialista é o profissional capacitado a executar o tratamento de forma segura.

9. O sucesso do tratamento ortodôntico depende somente do ortodontista?

Não, depende da perfeita integração entre: Profissional, paciente e responsável.

Pensando no bem estar do seu filho e de toda a sua família agende uma avaliação conosco!

Clinica Le Vie
(47)3372-0313 / (47)8464-4590


Rua Roberto Ziemann, 2699, Sala 04
Bairro Amizade - Jaraguá do Sul - SC
Cep: 89255-300

Convênios

Consulte nossos Convênios: